O último quadrimestre de 2024 começa com intensidade nesta sexta-feira (13), marcado pela estreia do Rock in Rio. Além do festival, o Rio de Janeiro será palco, ainda este ano, de outros grandes eventos, como a Cúpula do G20, jogos das Libertadores e o show do Bruno Mars, além da chegada do verão carioca.
Para atender à demanda de turistas esperados nesse período, o Visit Rio Convention Bureau e a Riotur realizaram, nesta terça-feira (10), um programa de treinamento voltado para os profissionais que atuam nos postos de informações turísticas. A capacitação é uma reciclagem do treinamento oferecido em fevereiro deste ano.
O objetivo foi aprimorar as habilidades dos profissionais que prestam atendimento ao público, com foco na orientação de visitantes sobre pontos e regiões turísticas, locais para visitação, meios de transporte, lugares para compras e alimentação, além de esclarecimentos de dúvidas em geral. Treinamento foi oferecido para cerca de 40 pessoas que atuam nos Centros de Atendimento ao Turista.
Durante o curso, os atendentes também foram atualizados sobre como direcionar os turistas à plataforma Visit Rio, onde podem encontrar todas essas informações disponíveis. O presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, destacou a importância de qualificar os profissionais que estarão na linha de frente desses grandes eventos.
“Queremos que os profissionais estejam bem preparados para orientar o público com precisão, especialmente neste período de alta demanda. O treinamento aprofunda o conhecimento sobre o cenário turístico local, capacitando-os a oferecer um serviço de alta qualidade e a melhorar a experiência de quem visita a Cidade Maravilhosa”
Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio
Em outra etapa, os participantes receberam instruções sobre a parte comportamental, que visa aprimorar habilidades dos atendentes para receber os visitantes, o que inclui linguagem apropriada e pronomes de tratamento, entre outros aspectos.
O presidente da Riotur, Patrick Corrêa, esteve presente no treinamento e reforçou que iniciativas para atrair mais turistas ao Rio de Janeiro devem sempre ser acompanhadas de um atendimento de excelência.
“Quando fazemos esse movimento para atrair novos turistas para o Rio de Janeiro, é importante lembrar que, ao falar em Brasil, o mundo vê o Rio como a principal porta de entrada. Por isso, precisamos destacar a importância da receptividade. É fundamental, inclusive, ampliar os pontos de atendimento, já que esses profissionais são os primeiros a representar a cidade, oferecendo informações e acolhimento aos turistas”
Patrick Corrêa, presidente da Riotur
O encontro também contou com a participação do coordenador de Relações Internacionais da cidade do Rio, Antônio Mariano, à frente dos eventos do G20.
Na ocasião, também foi anunciada a implementação de um programa de incentivo voltado aos atendentes, com o objetivo de reconhecer e premiar aqueles que apresentarem as melhores performances, de acordo com critérios avaliados pela equipe dos CATS, como assiduidade, postura profissional, apresentação do uniforme, entre outros. Os vencedores terão direito a visitas exclusivas a atrativos turísticos e parceiros do Visit Rio.
Um novo treinamento está previsto para o final do ano, com foco específico na preparação para o Réveillon e o Carnaval.