Ferramentas digitais podem fazer toda a diferença na gestão de negócios de um pequeno empreendedor e um grupo de 14 empresários de São Luís de Montes Belos, no Oeste Goiano. Eles puderam vivenciar de perto essa realidade ao participar do programa Transformação Digital 5.0 que o Sebrae Goiás disponibilizou nos últimos meses e que teve seu encerramento na quarta-feira, 11 de setembro, no auditório da instituição. O evento contou com uma palestra do consultor do Sebrae Goiás Leandro Garibaldi com o tema “A Era da Inteligência Artificial”.
O também consultor da instituição Alexandre da Silva Barra, que acompanhou esses empreendedores, afirmou que os resultados da iniciativa em São Luís de Montes Belos foram positivos. “Empresas tiveram uma dedicação excelente. A gente conseguiu colocar muitas ferramentas em prática, tanto de tecnologia quanto de processo”, comenta. O consultor ainda aponta como resultados o desenvolvimento de pessoas e a melhoria de produtos na área financeira.
O gerente do Sebrae Regional Oeste, Flávio Vilhalba, abriu o evento de encerramento do programa dando boas-vindas aos participantes e destacando a importância do programa. Ele explicou ainda o sucesso da iniciativa e que uma consultoria desse porte não ficaria por menos de R$ 6 mil. “O Transformação Digital foi tão bom esse ano que, a partir de 2025 ele passa a ser um produto que parte do Sebrae Goiás”. Flávio comentou que esta foi o último grupo de empreendedores que participou do programa de forma gratuita. Ano que vem, segundo o gerente, a política da empresa passa a ser subsidiada.
A iniciativa do Sebrae foi uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade que participou do encerramento. Vanderlei Dantas é assessor comercial da CDL e disse que, em uma reunião entre o presidente da Câmara, Woner Protásio, e a analista do Sebrae Elenimar Borges, ficou clara a importância do curso para os empresários da cidade. O assessor da CDL concordou que a iniciativa em São Luís de Montes Belos teve resultados positivos.
Percepção dos empreendedores
Os participantes foram unânimes em falar sobre a diferença que o programa fez para eles enquanto empreendedores. Glayson Junio e Thiago Sabino são proprietários da S&S Desenvolvimento de Sistemas, uma empresa de softwares que atua em sete estados. Thiago afirma que, com a iniciativa, os dois desenvolveram planos estratégico e de negócios para a empresa.
Também fizeram um planejamento futuro, bem como um plano de ação para encontrar e solucionar pontos negativos. “Com o Transformação Digital criamos nosso valor, cultura e todo esse ecossistema administrativo que ainda não tínhamos”, disse. Já Glayson destacou que o programa fez com que os empresários desenvolvessem algumas ações que não realizaram por falta de iniciativa. “Tivemos uma transformação e acredito que estamos seguindo para um próximo nível”, completou.
Ana Carolina Marçal Farias, da Asmed Saúde e Segurança Ocupacional, afirmou que o programa a auxiliou na atualização de ferramentas de inteligência artificial, por exemplo. A empresária, que fez o curso do Empretec em 2024, diz ainda que o Sebrae tem sido um parceiro para auxiliá-la na implantação de ferramentas na sua empresa para o desenvolvimento de seu empreendimento.
Pablo Henrique França Neto, da Start Shop Comércio Atacadista, concordou com Ana Carolina e ressaltou que o consultor do programa o ajudou a enxergar questões que não percebia como gestão de estoque e precificação, além de querer implementar ferramentas na empresa para agilizar o trabalho.
Deisiane Santos Silva, do Salão Sempre Bella, sabe da importância dessas iniciativas e afirmou que o Transformação Digital deu um novo campo de visão no sentido administrativo e no planejamento para crescer futuramente. Deisiane não escondeu a importância da instituição em seu dia a dia enquanto empreendedora. “Estou com a lista de cursos para serem realizados, galgando cada dia mais conhecimento para o crescimento da empresa e sempre com o Sebrae junto. Inclusive pretendo participar do programa Saúde, Beleza e Bem Estar. Esse conhecimento fará toda a diferença para a gestão de minha empresa e meu crescimento”, finaliza.
O supervisor operacional dos Correios Fabrício Borges Vasconcelos também estava presente no encerramento e apresentou para os presentes as oportunidades que a empresa dá aos empreendedores, principalmente aqueles que trabalham com e-commerce. “Os Correios estão acompanhando as mudanças nesse mundo digital e apresentando soluções mais eficazes para seus clientes”, pontuou.
O Transformação Digital tem dado suporte aos empreendedores na implementação de uma estratégia digital de negócios para otimizar os processos de uma empresa e tem sido referência para os participantes da iniciativa.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn