Presente no Brasil, Argentina e Paraguai, a gigante do ramo de energia Raízen aposta na diversificação de seus produtos para seguir expandindo.
Em conversa com Carlos Sambrana, para o programa “É Negócio”, Ricardo Mussa, CEO da Raízen, conta que o grupo está focando em produção de etanol verde e biometano para aumentar a atuação internacional.
“Estamos crescendo com tecnologias novas, com etanol de segunda geração e biometano, por exemplo. Estamos indo para fora do Brasil com essa tecnologia, exportando essa tecnologia”, comenta Mussa.
A Raízen também possui escritórios em Houston, Genebra, Singapura e Tóquio.
A empresa começou tendo como foco único a cana-de-açúcar e o etanol tradicional. Mas, com o passar do tempo, Mussa explica que a Raízen está se diversificando não só em produtos, mas em mercados também.
“Começou com a aquisição da marca Esso no Brasil, aí a Esso foi incorporada à Cosan, a Cosan junta com a Shell, e aí a gente entra no setor de combustíveis. Com a marca Shell, conseguimos chegar ao consumidor final e ter uma empresa mais diversa, atendendo do campo ao consumidor”, ressalta o CEO.
“A gente passa de uma empresa de dois produtos para uma dezena”, conclui.
Entre outras iniciativas da Raízen, Mussa destaca a bioeletricidade e combustíveis para aviação. Mas o principal, segundo ele, é a operação na parte industrial.
“Boa parte do nosso etanol não vai nem para o carro, mas vai para o setor industrial. Químico, plástico, tintas, cosméticos e muita exportação”, pontua.
De acordo com o CEO, a Raízen tem hoje 46 mil funcionários, tendo atingido um faturamento na faixa de R$ 260 bilhões a R$ 270 bilhões em 2023.
O “É Negócio”, com Carlos Sambrana, vai ao ar no domingo (29), às 20h45, na CNN.