A Agência de Lucas do Rio Verde do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) começou a execução do programa ‘Líderes Inovadores’ pela primeira vez no Estado. O projeto tem como objetivo principal capacitar líderes e fortalecer o ecossistema local de inovação.
Por meio de módulos teóricos e práticos, a ação irá introduzir ferramentas aplicáveis na rotina dos líderes, promover conexões que impulsionem a inovação e estimular o surgimento de negócios inovadores. Além disso, a metodologia visa acelerar a gestão pública rumo à era digital e criar um ambiente favorável para o desenvolvimento sustentável da cidade.
Segundo o gerente regional do Sebrae/MT, Renato Magalhães, o município de Lucas do Rio Verde já trata assuntos de inovação com importância há pelo menos dois anos, mas ainda não havia realizado encontro com uma profundidade semelhante a essa proposta.
“A ação faz parte de uma parceria com a Prefeitura Municipal com o objetivo de desenvolver o ecossistema de inovação que foi criado em 2022. O ‘Líderes Inovadores’ faz parte de um programa de startup do movimento ‘Impacto Lucas’, que várias instituições se uniram para fomentar o desenvolvimento econômico do município a partir da inovação”, disse.
O programa Líderes Inovadores que é realizado pela primeira vez em Mato Grosso tem a projeção de ser concluído no começo do mês de dezembro. Entre os assuntos que ainda serão abordados estão a ciência de dados, repertório tecnológico, tecnologias emergentes, ecossistema no setor público, design, entre outros.
O gerente explica ainda que, após a conclusão do projeto, muitas pessoas poderão repassar as informações e noções da inovação para auxiliar no desenvolvimento econômico de toda a região.
“Essa metodologia que estamos aplicando é importante no desenvolvimento regional e para trazer mais pessoas para apoiar as ações de inovação no município. Além disso, o segundo fator principal é termos pessoas capacitadas para depois replicar essa metodologia ou o entendimento sobre inovação”, contou.
O programa integra pessoas de várias áreas da economia de Lucas do Rio Verde, entre repartições públicas, empresas da iniciativa privada, cooperativas, entidades sem fins lucrativos e representantes da sociedade civil organizada. As atuações desses membros são nos mais variados setores como o de construção, financeiro, agronegócio, entre outros.
Uma das participantes do programa é a Leticia Pires, que atua no setor financeiro. Ela já fez dois cursos com o Sebrae/MT e avalia que as aulas devem contribuir para que a cidade possa continuar crescendo em muitos setores impactados pela inovação positiva.
“Foi uma parceria muito bacana. Eu tenho certeza que vai agregar muito para a cidade, porque estamos falando de um movimento que queremos que atinja vários ambientes e várias áreas. Estamos tendo várias percepções e conexões”, avaliou ela.
O gestor Ismael Fleck, que representa uma grande empresa do agronegócio e também participa do programa Líderes Inovadores, ressalta que o curso tem sido importante para o desenvolvimento pessoal e de liderança dentro do próprio negócio. Ele acrescenta ainda que a troca de experiência tem sido positiva na gestão do empreendimento.
“A observação que tenho até o momento é excelente em relação ao conteúdo que está sendo apresentado e desenvolvido. Ele leva uma carga de experiência de outras pessoas da área de liderança que com certeza beneficia tanto pessoal, quanto na empresa pela questão da gestão”, frisou.