Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Economia
  • Brasil reduz a taxa de desemprego com apoio dos pequenos negócios | ASN Nacional

Brasil reduz a taxa de desemprego com apoio dos pequenos negócios | ASN Nacional

A taxa de desemprego no Brasil caiu mais uma vez. No trimestre finalizado em maio, o índice atingiu o patamar de 6,2%, indicando uma redução de 0,6 ponto percentual na comparação ao trimestre concluído em fevereiro. A queda foi de quase 1 ponto percentual (p.p.) em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Mensal, divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo destaca ainda que a quantidade de trabalhadores com carteira assinada no setor privado atingiu patamar recorde (39,8 milhões), ao registrar alta de 0,8% em relação ao trimestre anterior e 3,7% se comparado ao ano passado.

Os dados corroboram a importância do setor dos pequenos negócios para a economia nacional. Isso porque os pequenos negócios – microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) – foram responsáveis por cerca de 60% dos empregos gerados até o mês de abril, segundo levantamento do Sebrae a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Desde janeiro, 546.833 pessoas foram contratadas pelo setor em todo o país.

Os pequenos negócios são o grande motor do desenvolvimento nacional, geram emprego e renda para que a nossa população tenha mais dignidade.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

“São homens e mulheres que acordam de manhã e nunca desistiram. Produzem, com a sua criatividade, o seu próprio negócio, garantindo inclusão e apoiando o crescimento da economia conduzida pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin”, completa Décio.

Outro dado importante para o Sebrae foi abordado pela pesquisa. O IBGE verificou que a taxa de informalidade (proporção de trabalhadores informais na população ocupada) foi de 37,8%, o que corresponde a 39,3 milhões de trabalhadores informais. Esse índice foi inferior ao verificado tanto no trimestre móvel anterior (38,1%), como no mesmo trimestre de 2024 (38,6%). Também ocorreu uma alta de 3,7% do número de trabalhadores por conta própria com CNPJ (mais 249 mil) na comparação trimestral e aumento de 8,4% no confronto anual.

Essa alta é acompanhada de perto pelo Sebrae. Somente entre janeiro e maio, o Brasil registrou, entre janeiro e maio deste ano, a abertura de 2,21 milhões de novos pequenos negócios. O resultado é 24,9% superior ao verificado no mesmo período do ano passado e representa mais de 97% de todas as empresas iniciadas no país. Somente no mês de maio, foram mais de 409,3 mil novos pequenos empreendimentos. Os dados fazem parte de cruzamento de dados com base em informações da Receita Federal.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Copa Governo do Estado retorna com premiação recorde e vaga nacional

A Federação Sergipana de Futebol anunciou oficialmente o retorno da Copa Governo do Estado, evento…

Kitty Lima faz homenagem ao empresário Walter Franco

Na Sessão Plenária desta quarta-feira (9) a deputada Kitty Lima (Cidadania) prestou uma homenagem especial…

Obra altera trânsito na Avenida Anísio Azevedo por 10 dias

Obra altera trânsito na Av. Anísio Azevedo por 10 dias (Foto: Iguá/ Sergipe)…