Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Economia
  • Confiança do consumidor sobe e impacta positivamente os pequenos negócios | ASN Nacional

Confiança do consumidor sobe e impacta positivamente os pequenos negócios | ASN Nacional

Os consumidores brasileiros estão mais otimistas em relação à sua situação financeira atual e às perspectivas econômicas futuras. Em maio, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) teve uma alta de 1,9 ponto e chegou em 86,7 pontos – terceiro crescimento consecutivo.

Para o coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, Giovanni Beviláqua. Essa é uma boa notícia para os empresários, servindo como termômetro com pistas diretas sobre o interesse das famílias de consumir bens e serviços.

“Para os pequenos negócios, que dependem fortemente do consumo local e da demanda imediata, essa melhora na confiança tende a aumentar o fluxo de clientes e as vendas, especialmente no comércio e serviços, que são os setores predominantes nas micro e pequenas empresas”, justifica.

A confiança maior reduz o pessimismo e pode estimular o uso do crédito, ampliando o poder de compra mesmo diante de uma inflação ainda presente, porém controlada.

Giovanni Beviláqua, coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae.

O FGV Ibre também avaliou o Índice de Situação Atual (ISA), que demonstra a avaliação sobre o momento atual da economia, que registrou um crescimento de 2,9 pontos em maio, chegando a 84 pontos, além do Índice de Expectativas (IE), que também subiu 1 ponto. A alta na confiança dos consumidores ocorreu em todas as faixas de renda apuradas na sondagem, com destaque entre aqueles que recebem até R$ 2,1 mil.

“Esse dado sugere que o impacto positivo não está restrito a consumidores de alta renda, mas alcança também os segmentos mais sensíveis e representativos do mercado nacional. Isso é relevante para os pequenos negócios, que atuam em nichos locais e com clientelas diversificadas”, observa Giovanni.

Portanto, a alta na confiança do consumidor sinaliza um ambiente mais favorável para o crescimento das vendas, ajudando a reverter as perdas recentes e a melhorar o desempenho financeiro desses empreendimentos.

Giovanni Beviláqua, coordenador do Sebrae.

De acordo com Giovanni Beviláqua, essa situação cria um ciclo virtuoso, em que consumidores mais confiantes compram mais, o que melhora o faturamento dos pequenos negócios, que por sua vez podem investir e gerar empregos, reforçando a economia local e a percepção positiva geral. “A alta na avaliação da situação atual é tanto um reflexo quanto um motor da melhora econômica nos níveis mais próximos do consumidor final, onde os pequenos negócios têm papel central”, reforça.

Foto: Divulgação.

Dicas

O Sebrae aponta estratégias que podem contribuir para o aumento no faturamento em um cenário com melhor projeção de negócios.

1) Atendimento

É fundamental investir em atendimento personalizado e na experiência do cliente, pois consumidores mais confiantes tendem a valorizar a qualidade do serviço e o relacionamento direto, o que pode fidelizar a clientela local.

2) Produtos ofertados

É recomendável ampliar o mix de produtos e serviços, especialmente aqueles que atendem às necessidades emergentes das famílias, como bens duráveis e itens de consumo recorrente, o que pode representar uma oportunidade para promoções e ofertas específicas.

3) Gestão financeira

A gestão eficiente do fluxo de caixa e o controle rigoroso dos custos são muito importantes para garantir competitividade e sustentabilidade diante do cenário econômico ainda incerto.

4) Mercado Digital

Aproveitar canais digitais para ampliar o alcance e facilitar o acesso dos consumidores aos produtos pode ser um diferencial, considerando que a confiança crescente pode estimular compras on-line e presenciais.

5) Atenção à economia

Os pequenos negócios devem monitorar constantemente os indicadores econômicos e de confiança, ajustando suas estratégias conforme as mudanças nas expectativas dos consumidores, para antecipar tendências e responder rapidamente às demandas do mercado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Botafogo terá desfalque de peso nas oitavas de final do Mundial

O Botafogo não poderá contar com Gregore nas oitavas de final do Mundial de Clubes,…

Bebê morre após carro da família ser alvo de tiros em Areia Branca

Bebê morre após carro da família ser alvo de tiros em Areia Branca…

O São João é de arrombar!

Está tudo pronto, depois de muita correria, depois de passar o dia a preparar o…