Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Exército abre inquérito contra autores de carta que pressionou por golpe

Exército abre inquérito contra autores de carta que pressionou por golpe

O Exército Brasileiro concluiu a sindicância interna para apurar a produção da “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro”, no fim de 2022, apontou que 37 militares foram os responsáveis e abriu inquérito contra quatro deles.

O manifesto foi assinado por esses 37 militares e recebido pelo então ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, na noite de 28 de novembro de 2022.

O documento foi considerado pelo comandante da Força Terrestre na época, general Marco Antônio Freire Gomes, como uma pressão para que aderisse a uma tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais em que Bolsonaro saiu derrotado.

“Ademais, preocupa-nos a falta de imparcialidade na narrativa dos fatos e na divulgação de dados, por parte de diversos veículos de comunicação”, dizia a carta.

O Exército informou à CNN que os 37 militares são da ativa e participaram da ação, produzindo, assinando, ou difundindo a carta, “sendo todos ouvidos em processos apuratórios conduzidos por seus comandantes imediatos”.

Segundo a instituição, entre esses identificados, foram punidos 26 militares, enquadrados no regulamento Disciplinar do Exército (RDE), sendo eles 12 coronéis, 9 tenentes-coronéis, 1 major, 3 tenentes e 1 sargento. O resultado da sindicância foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmado pela CNN.

Inquérito militar

A sindicância também apurou haver indícios de crime na ação investigada, e em função disso, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, determinou a instauração de Inquérito Policial Militar, onde se encontram inicialmente citados 4 militares, todos já arguidos na sindicância.

O inquérito terá 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30, para ser concluído. O Ministério Público Militar (MPM) é fiscal das investigações e pode pedir novas diligências no Exército ou mesmo incluir outros entre os 26 militares identificados na sindicância.

A carta foi encontrada no celular de Mauro Cid durante as investigações da Polícia Federal, após o depoimento do general Freire Gomes, que revelou a existência do documento.

Assédio na administração pública: veja como ter proteção ao denunciar

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

*Book of Dead* Freispiele exklusive Einzahlung: neue Free Spins pro April 2025

Content Jedweder wichtigen Infos zum Book of Dead Spielautomaten Wafer Bedingungen soll selbst inside Free…

Sporting events Legislation Free Slot machine slot big chef game On line Gamble Game, PlayTech

Features-wise, it comes that have Rolling Reels to have consecutive victories and you can Hitting…

Football Legislation! Harbors Gamble Totally free Trial Video monster mash cash slot uk game

Eventually, the newest mug icon are an advantage symbol that looks merely on the reels…