A Voepass, companhia cujo avião caiu em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9), é a quarta maior aérea do país. A empresa opera apenas aeronaves da fabricante franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR).
Não houve sobreviventes no acidente com o voo 2283, conforme informações da Polícia Militar e da Prefeitura de Valinhos (SP).
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia tem participação de mercado de 0,5%. Assim, fica apenas atrás de Latam (39,6%), Azul (31%) e Gol (28,8%), maiores aéreas do país, que somam mais de 99% da demanda.
A companhia movimentou no último ano, entre julho de 2023 e junho de 2024, 829 mil passageiros. Estes viajantes estiveram distribuídos em 43 destinos.
De acordo com o Planespotters, todas as 16 aeronaves operadas pela companhia são da fabricante ATR, sendo dois ART-42 e 14 ART-27 — modelo do avião que caiu em Vinhedo.
A média de “idade” das aeronaves é de 17 anos.
A empresa foi fundada em 1995 e se chamava inicialmente Passaredo. Em 2019, a companhia comprou a MAP Linhas Aéreas, com sede em Manaus, e passou a se chamar Voepass.
A Voepass hoje tem uma parceira de codeshare com a Latam, modalidade em que o usuário compra uma passagem de uma companhia aérea e embarca no avião de outra empresa.
Avião estava na frota há menos de 2 anos
O avião que caiu em Vinhedo era operado há menos de dois anos pela Voepass Linhas Aéreas.
Registrado como PS-VPB, o ATR 72 que caiu em Vinhedo é parte da frota da companhia desde 17 de outubro de 2022. Fabricada em Toulouse, na França, em abril de 2010, a aeronave tem 14 anos.
Antes de pertencer à Voepass, a aeronave foi operada pela marroquina Belle Air, pela italiana Belle Air Europe, pela norueguesa Nordic Aviation Capital (NAC) e pela polonesa Pelita Air Service.
Como mostrou a CNN com dados do Flightradar24, o avião caiu cerca de 17 mil pés (equivalente a mais de 5km) em menos de dois minutos.
A plataforma indica que a aeronave voava a 17 mil pés às 13h21 (horário de Brasília), a uma velocidade de 568 km/h.
O tempo total de voo era de 1h50.
A partir deste momento, a aeronave passa a perder altitude. Menos de dois minutos mais tarde, às 13h22, desaparece do radar.
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