Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

TCE realiza mesa técnica sobre concessão de serviços de água e esgoto

Secretários de estado e dirigentes da Deso participaram da mesa (Marcelle Cristinne/TCE)

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) promoveu mesa técnica nesta segunda-feira (12), conduzida pelo conselheiro Ulices Andrade, para debater aspectos relacionados ao Edital da Concorrência Pública Internacional nº 01/2024, referente à concessão da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Sergipe.

Presenciada também pela conselheira presidente, Susana Azevedo, e pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), Eduardo Côrtes, a ação envolveu representantes do Governo do Estado, da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan).

Na oportunidade, foram debatidos questionamentos técnicos colocados pelos auditores de controle externo do Tribunal que analisam quatro protocolos que tramitam no órgão a respeito do Edital.

Os participantes do corpo técnico do TCE integram a Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), a Diretoria Jurídica (Dijur) e a 3ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI), área responsável por instruir os processos que têm como relator o conselheiro Ulices Andrade.

De acordo com o relator, a mesa técnica tem esse intuito de promover o diálogo entre as partes envolvidas em situações de maior complexidade. “Os pontos de vista são colocados para que possamos analisar e chegar a uma conclusão”, destaca o conselheiro Ulices Andrade.

Já o procurador-geral do MPC/SE, Eduardo Côrtes, enfatizou que o encontro proporciona mais transparência ao tema, além de reforçar a governança. “É importante que essa novidade não traga riscos para o próprio estado e para a eficiência dos serviços públicos, para o direito dos usuários, o acesso a água, ao saneamento; temos que garantir que o contrato vai ser cumprido de forma a atender ao interesse público”, afirma Eduardo Côrtes.

Os aspectos abordados na mesa técnica envolvendo as questões financeiras, contábeis, técnicas e jurídicas serão consolidados pelos auditores que compõem a equipe multidisciplinar em relatório preliminar que irá subsidiar decisão de encaminhamento do conselheiro relator.

Entre os presentes na reunião estiveram ainda o secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Araújo Filho; o procurador-geral do Estado, Carlos Pinna de Assis Júnior; o presidente da Deso, Luciano Goes e o diretor-presidente da Agência Desenvolve-SE, Milton Andrade.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ficco/SE prende homem com 30 kg de drogas em Itabaiana – P.M.S.E.

Na manhã desta quarta-feira (23), equipes da Polícia de Militar de Sergipe, em ação conjunta…

Artesãos sergipanos celebram renda, identidade e reconhecimento na Vila da Páscoa

Evento promovido pelo Governo do Estado reúne talentos de diversos municípios de Sergipe, valoriza a…

CCJ analisa recurso de Glauber Braga contra cassação nesta quinta (24)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara começa a analisar nesta quinta-feira (24)…